terça-feira, 12 de junho de 2012

Agatha Christie (An Autobiography)

Autora: Agatha Christie
Editora: ASA
Ano: 2011

Sinopse:
" Ficará para sempre conhecida como a Rainha do Crime.
Publicada em todo o mundo, os seus livros estão traduzidos para mais de cem línguas e venderam já mais de dois mil milhões de exemplares. Um sucesso à escala planetária, ao qual a autora contrapôs uma vida pessoal envolta em mistério.
Mas, embora se tivesse mantido afastada das luzes da ribalta, escreveu secretamente uma autobiografia.
Publicada apenas após a sua morte, revelou-se tão fascinante que foi imediatamente considerada a sua melhor obra!
Com rara paixão e audácia, Agatha Christie fala-nos sobre a sua infância no final do século XIX, as duas guerras mundiais que testemunhou, os dois casamentos e as experiências como escritora e entusiasta de viagens e expedições arqueológicas, em que participava ativamente com o segundo marido. Uma obra que revela a face humana e surpreendentemente extravagante por detrás da mais lendária escritora do século XX."

Impressões:
Os livros desta autora foram os primeiros que li, dentro do romance policial, e de que verdadeiramente gostei. Tinha talvez doze anos quando alguém me ofereceu o primeiro livro, cuja protagonista era a Miss Marple. Adorei!!!!!!!!! A partir dessa altura, todo o dinheiro que conseguia juntar era para comprar livros desta autora. É claro que toda a gente já sabia o que havia de me oferecer no Natal e no aniversário. Li todos os livros publicados em Portugal e vi  a "Ratoeira" (peça de teatro).
As suas histórias levaram-me a viajar, numa época em que isso estava totalmente fora do meu alcance, e mostraram-me outros universos. Adorei todos os seus "detetives"... as personagens pareciam ter vida própria e as descrições dos locais eram tão vívidas que parecia estar lá... ser mais uma do grupo (que alegria quando estive em Istambul e fui visitar alguns dos locais de que Agatha Christie falava nos seus livros.... e o expresso do Oriente...pois, não cheguei a viajar nele... ). 
Quando li esta autobiografia percebi melhor algumas das suas histórias (tenho relido os seus livros ao longo dos anos e, para mim, mantêm o mesmo encanto) e passei a admirar (ainda mais) esta mulher que teve a ousadia de perseguir os seus sonhos e de ser fiel às suas convicções. 
Obrigada Agatha Christie! 

4 comentários:

  1. Porquê que ainda não li nada desta senhora!aiaiai
    Por qual livro aconselhas-me começar?
    As histórias são juvenis ou adultas?

    ResponderEliminar
  2. Olá! As histórias são adultas mas é preciso ter em atenção que estes policiais foram escritos numa época muito diferente daquela em que vivemos. Por isso, é que gostei muito destas histórias..
    O "Crime no expresso do Oriente" é um clássico e uma boa aposta (também existe o filme). Quando quero "descansar" das histórias policiais atuais (muito boas, mas cruas e violentas em demasia), releio um livro desta autora e, então, é como se repousasse num oásis.
    Bjs
    Sandra :))

    ResponderEliminar
  3. Sou fã desta senhora!

    http://silenciosquefalam.blogspot.pt/2012/02/autobiografia-agatha-christie.html

    Gostei do teu blogue.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita!
    Para mim, por mais policiais que leia, será sempre a "Rainha do Crime"!

    ResponderEliminar