segunda-feira, 30 de julho de 2012

O gosto proibido do gengibre (Hotel on the Corner of Bitter and Sweet)

Autor: Jamie Ford
Editora: Porto
Ano: 2012

Sinopse
"1986. Henry Lee, um americano de ascendência chinesa, junta-se à multidão que se encontra à porta do Hotel Panama, outrora o ponto de encontro da comunidade japonesa de seattle. O hotel esteve entaipado durante décadas, mas a sua nova proprietária descobriu na cave poeirenta os pertences das famílias japonesas que, após o ataque a Pearl Harbor, foram enviadas para campos de internamento. Quando uma sombrinha de bambu é exibida, Henry recua quarenta anos e recorda Keiko, uma jovem de ascendência japonesa com quem criou um profundo laço de amizade e de amor inocente que ultrapassaram os preconceitos ancestrais que opunham as duas comunidades. Quando Keiko e a sua família são enviados para um campo, apenas resta aos dois jovens esperar que a guerra termine para que as promessas que fizeram um ao outro se possam finalmente cumprir. Passados quarenta anos, Henry, agora viúvo, ainda tenta encontrar uma explicação para o vazio que o acompanhou desde então; para a atitude distante de um pai que nunca entendeu; para a relação difícil com o filho; e, sobretudo, uma explicação para as suas próprias escolhas."

Impressões
Este livro foi-me emprestado pela minha amiga Dora (obrigada!) na semana passada. Pensei guardá-lo para ler nas férias (faltam só quatro dias!!!!) mas, não consegui resistir... e, ainda bem, pois é simplesmente fabuloso! 
Deixo aqui um "cheirinho": 
"(...)Acho que estou habituada às provocações na escola. Afinal, o meu pai sempre disse que não passavam de miúdos parvos que haveriam de implicar com os mais fracos e com as raparigas, independentemente da zona da cidade de onde viessem. Ser japonês ou chinês só facilita a perseguição, tornamo-nos alvos fáceis. Mas, a esta distância de casa, num sítio cheio de adultos...
-Achavas que os adultos se comportariam de outra forma - terminou a frase de Keiko, sabendo por experiência própria que por vezes os adultos eram capazes de ser piores. Muito piores."
RECOMENDO!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário