sábado, 27 de outubro de 2012

Uma Casa Na Pradaria (Little Town on the Prairie)

Sinopse
"A grande floresta começava a estar demasiado habitada. Assim, o Pai vendeu a casinha e construiu uma carroça coberta. Iriam viajar para os territórios índios!"
(...)
"1860. A história de uma família. O dia-a-dia, as pequenas e grandes alegrias, tendo como pano de fundo a paisagem áspera do Oeste americano. Personagens que nos ficam na memória pela sua humanidade e pela sua coragem."
Impressões
Quem nunca viu, pelo menos, um episódio da série "Uma casa na pradaria?" Eu vi todos! Várias vezes! Como eu adorava aquela família e as suas aventuras...principalmente, a pequena Laura Ingalls. Assim que pude, comprei todos os livros da coleção. Estes são baseados nos diários escritos pela própria Laura Ingalls. Portanto, os guiões eram baseados em acontecimentos reais, o que só me aguçou a vontade de ler os livros. Fiquei maravilhada com o que li! Verdadeiras histórias de sobrevivência num meio árido e, quase sempre, cruel. Muitas vezes, fiquei verdadeiramente indignada com todas as "desgraças" que aconteciam a esta família... Caramba, pessoas tão boas não mereciam tanto infortúnio...mas esta era a realidade e não podia ser mudada (só na tv é que tudo acabava sempre bem). Mesmo assim, adorei cada minuto que passei a ler estes livros! :))

13 comentários:

  1. xiiii.. li e reli estes livros muitas e muitas vezes. Como a vida era difícil nestes tempos e que engraçada e corajosa era a Laura :)

    ResponderEliminar
  2. Diverti-me imenso a ler estes livros (várias vezes :))! A Laura também era a minha favorita... tão valente! Mas a vida era mesmo difícil e piorava quando não se era rico, como era o caso da família Ingalls. Além disso, sendo agricultores, passavam muitas necessidades porque a natureza tinha (tem) os seus caprichos. Mesmo assim, é uma leitura agradável :)

    ResponderEliminar
  3. Ola! nunca li os livros, mas adorava a serie, na altura das cassetes de vídeo ainda cheguei a gravar alguns episódios!bons tempos!:D

    beijocas, Cláudia

    ResponderEliminar
  4. É uma história bem bonita! Além de educar também diverte e sem ter que recorrer à violência gratuita. Apesar de tudo prefiro os livros, não são tão sentimentalistas como a série e dão uma imagem realista do Oeste Americano no século dezanove. No entanto, nunca irei esquecer a "imagem de marca" da série (para mim)...a Laura a correr num campo cheio de flores, logo seguida do seu fiel amigo, o cãozinho Jack... isto é que é uma imagem de pura felicidade! :)

    ResponderEliminar
  5. Estou a muito tempo a tentar encontrar estes livros em portugues para a minha filha (7anos) poder ler. Acho incrivel que este classico tenha sido traduzido mas que agora seja impossivel de obter.
    deixo aqui o meu contacto, caso esteja interessada em vender a sua colecção (ou algum leitor que por acaso, aceite passar a maravilha da casa a pradaria para uma pequena leitora.) :) obrigada

    bonequeira@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela visita!
    É verdade, há muitos livros que parecem ter desaparecido do mapa... tenho a impressão de que, à semelhança do que acontece noutros universos, o que se publica num dado momento tem a ver com a "moda"!
    Por diversas razões, estou muito apegada a esta coleção ...
    Posso sugerir-lhe que tente procurar no "Custo Justo", que é onde tenho encontrado alguns livros que não consigo encontrar em lado nenhum.
    Parabéns por incentivar o gosto pelos livros na sua "pequena leitora"!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Eia que saudades desses livros! Quando os comprava não fazia mais nada até os terminar. A minha mãe só me os dava no verão para estar entretida e não fazer disparates. Recuei no tempo mais de 20 anos.
    Que saudades. Que saudades de livros de qualidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Na época, eu economizava cada tostão que me davam nos anos ou no Natal, só para investir em livros e era frequentadora habitual das bibliotecas da zona.. Li os livros das coleções "O Colégio das Quatro Torres", "Gémeas", "Os cinco", "Mistério" e "Patrícia" e depois comecei com os policiais da Agatha Christie. Mas, de uma forma geral, lia tudo o que apanhava, inclusive banda desenhada.

      Eliminar
  8. Que bacana esse seu site. Adorei os livros quando era crianca e gostaria de ler para minhas filhas, porem uma parte da colecao se perdeu. Gracas a seu site vou poder pesquisar em sebos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os livros são mesmo uma ternurinha! Obrigada pela visita! :)

      Eliminar
  9. Tenho a colecção, julgo que completa, nove livros e, ainda hoje, com 50 anos, gosto de os reler. Pena que não se encontrem à venda eram, sempre, um bom presente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tenho os meus há décadas e, de vez em quando, lá vou eu reler um ou outro. Pois, também já procurei para oferecer e não encontrei.

      Eliminar