domingo, 9 de dezembro de 2012

As meninas dos chocolates (Chocolate girls)


Sinopse
"Edie, Ruby e Janet são amigas e dedicam-se a fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. As suas vidas poderiam ser de sonho, não fossem as atribulações familiares e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Edie casa muito jovem. A sua fé no futuro é ilimitada mas o destino tem outros planos para ela. Com apenas dezanove anos, Edie enfrenta a guerra sozinha e tomada pela dor após a perda do marido e do filho. Até que uma noite, durante um bombardeamento, uma criança abandonada é deixada ao seu cuidado...
Entretanto, a sua jovial amiga Ruby, apesar do medo de ficar solteirona, acaba por se casar com Frank, desconhecendo o seu carácter temperamental.
E há também Janet - inteligente, bondosa e atraída pelos homens errados. Profundamente magoada pela sua última relação amorosa, Janet está convencida de que nunca mais se apaixonará.
Mas David, a criança que Edie acolhe, conquista o coração de todos. E quando tem idade suficiente para questionar a sua verdadeira identidade, David vai novamente transformar as suas vidas e proporcionar-lhes algo com que nunca sonharam..."

Impressões
Ofereceram-me este livro no Natal do ano passado, acompanhado por uma caixa de chocolates. O próprio livro vinha embalado dentro de uma caixa, o que é uma ótima ideia, já que o protege do pó. Adorei esta história, principalmente a descrição do cenário de guerra e o impacto que teve na vida das pessoas (ajuda a compreender muitas coisas e, sobretudo, alerta para o que pode acontecer quando nos damos ao luxo de não pensar...). Fala também do pós-guerra e da dificuldade em reaprender a viver com quase nada, a não ser o trauma e a dor provocados pela perda dos entes queridos. Mas também fala de amizade e de solidariedade, personificadas pelas três amigas e por outras personagens que enriquecem a história. Vale a pena!!!!!!!

1 comentário:

  1. Olá,

    Só para dizer que deixei um selinho para este cantinho no meu blog.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar