terça-feira, 23 de julho de 2013

Nunca Digas Adeus (Till We Meet Again)

Sinopse
"Num chuvoso dia de outono, Susan Wright entrou numa clínica, matou duas pessoas a sangue- frio e aguardou que a polícia chegasse. Terá sido um ato de loucura? Uma vingança planeada? Susan não parece interessada em defender-se e recusa falar. O seu silêncio estende-se a Beth Powell, a advogada a quem é atribuído o caso. Beth é uma mulher de sucesso, com uma carreira brilhante mas nada a preparara para o momento em que identifica a autora daquele crime tão bárbaro.

Quando eram crianças, Beth e Susan juraram ser amigas para sempre. Vinte e nove anos depois, mal se reconhecem. Mas as memórias dos verões felizes das suas infâncias são suficientemente poderosas para as unir de novo. Enquanto as provas contra Susan se acumulam, elas partilham recordações e revelam os segredos que ditaram o rumo das suas vidas."

Impressões
Nunca tinha lido nada desta autora e fiquei agradavelmente surpreendida com este livro. De início, fui confrontada com a brutalidade de um crime que, à primeira vista, parece aleatório. À medida que a história se desenrolou, constatei que não era o caso. E, inclusive, dei por mim a sentir simpatia pela criminosa. De facto, Susan Wright é a minha personagem favorita. A sua história é a de tantas pessoas, levadas ao ponto de ruptura, por acontecimentos que não controlam. Explorada e espezinhada durante toda a sua vida, Susan reage executando aquilo que ela considera ser a justa retaliação por toda a sua miséria. Tirando o primeiro crime, consigo compreender perfeitamente a motivação para os outros. É claro que podemos sempre argumentar que não é assim que se resolvem as coisas. Mas esse é o ponto de vista de um observador externo. Aquilo que para nós é crime, para Susan é justiça.  Também gostei da Beth Powell, embora a tenha achado uma personagem fracota (e lamechas ) quando comparada com a Susan. Às vezes, dava-me vontade de a abanar e gritar-lhe para se deixar de fitas e seguir em frente. 
Gostei sobretudo do suspense proporcionado pela investigação.
Decerto, voltarei a ler outros livros desta autora.

2 comentários:

  1. Estou curiosa em relação a esta leitura..

    ResponderEliminar
  2. Olá! Ainda não tive a oportunidade de ler outro livro desta autora (tenho uma pilha de livros para ler, eheheh), mas assim que puder...

    ResponderEliminar