terça-feira, 6 de agosto de 2013

Filmes/Séries: A Gaiola Dourada


Que filme delicioso! Ri a valer com algumas cenas! O elenco foi muito bem escolhido e a história dá que pensar. Temos os estereótipos habituais: a Maria porteira e o Zé pedreiro, emigrantes portugueses que encontraram em França aquilo que o seu país lhes recusava. Temos também as alusões à gastronomia portuguesa, ao futebol e, claro está, o fado. 
Maria e Zé sempre sonharam regressar à pátria mas, quando finalmente a oportunidade se apresenta, descobrem que do desejo à realização desse mesmo desejo vai uma grande distância.  Nos trinta anos de França, integraram-se (tanto quanto possível) na sua comunidade, sentem-se indispensáveis e estabeleceram fortes laços afetivos com o país e as pessoas. Além disso, os seus filhos são franceses e não querem ir viver em Portugal. No entanto, tudo acabará por se resolver da melhor forma para todos. 
Tenho apenas dois comentários a fazer, que não têm nada a ver com o filme, mas sim com o cinema (?):
1) Meia hora de publicidade antes do filme é testar a paciência do público (ou depois do bilhete comprado já não interessa?);
2) Achei de muito mau gosto a cena de pseudo-comédia  que pretende fazer publicidade ao filme. Os estereótipos estão muito mal conseguidos e, na minha opinião, uma vergonha.

2 comentários:

  1. Este filme foi uma agradável surpresa ;)

    ResponderEliminar
  2. Uma verdadeira lufada de ar fresco no Cinema Português com sotaque Francês. ;)
    Francisca

    ResponderEliminar