segunda-feira, 26 de agosto de 2013

LIVRE (wild - A Journey from Lost to Found)

Sinopse
" Aos 26 anos, Cheryl Strayed tinha perdido tudo - o casamento, a família, a estabilidade profissional. Sentia-se à deriva no mundo e a sua existência aproximava-se perigosamente do ponto de não-retorno. Sem nada a perder, Cheryl tomou a decisão mais impetuosa da sua vida - embrenhar-se sozinha na natureza selvagem, percorrendo a pé, durante três meses, mil e setecentos quilómetros do Pacific Crest Trail, desde o deserto de Mojave, ao longo da Califórnia e do Oregon, até ao estado de Washington. Sem qualquer experiência neste tipo de aventura, com excesso de bagagem e com umas botas apertadas - é assim que Cheryl empreende esta viagem violentíssima em termos físicos e psicológicos mas profundamente redentora, através da paisagem inóspita do desespero até às paragens mais tranquilas de um renovado sentido do eu."

Impressões
Que loucura esta viagem! Percorrer uma distância tão grande, a pé e sozinha! Ainda por cima, a mochila e as botas escolhidas não foram as mais adequadas. E, só para complicar mais um bocadinho, Cheryl nunca tinha dinheiro suficiente para repor os mantimentos! Fez-me muito mais impressão a descrição do sofrimento físico (presente durante toda a viagem) do que as dúvidas existenciais que a atormentaram quase todo o período da caminhada. Apesar de encontrar muitos caminhantes no PCT, Cheryl preferia caminhar sozinha e, dado os problemas que a conduziram aquele ponto, compreende-se bem porquê. O mais interessante é que a autora é bastante realista em relação à "bagagem" que foi adquirindo durante a viagem.
Fica aqui o filme promocional do livro.

3 comentários:

  1. Acho que é um livro para se ir lendo, senão pode tornar-se avassalador. :))

    ResponderEliminar
  2. Gostei!!!!! Fiquei com vontade de caminhar, mas com bungalows pelo caminho!!!! No início não me cativou tanto, talvez pela parte da droga, mas depois "agarrou-me" . Há muitas pessoas que deviam fazer esta jornada!!!!!! Cl

    ResponderEliminar