sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Um Comércio Respeitável (A Respectable Trade)

Sinopse
"1787. Bristol é uma cidade em franco crescimento, uma cidade onde o poder atrai os que estão dispostos a correr risicos. Josiah Cole, um homem de negócios que se dedica ao comércio de escravos, decide arriscar tudo para fazer parte da comunidade que detém o poder na cidade. No entanto, para isso, Cole vai precisar de capital e de uma esposa bem relacionada que lhe abra as portas necessárias. Casar com Frances Scott é uma solução conveniente para ambas as partes. Ao trocar as suas relações sociais pela proteção de Cole, Frances descobre que a sua vida e riqueza dependem do comércio respeitável do açúcar, rum e escravos.
Entretanto, Mehuru, um conselheiro do rei de Ioruba, em África, é capturado, vendido e enviado para Bristol, onde será educado nos padrões ocidentais por Frances, por quem, inexoravelmente, se irá apaixonar."

Impressões
Mais uma vez, senti-me muito grata por ter nascido na Europa do século XX e não na época obscura em que a ação decorre. Pelo menos, nalgumas coisas, as pessoas evoluíram... embora não tanto como se poderia supor. 
A escravatura, nas suas várias vertentes, é o tema dominante... ou será a desmedida ambição das pessoas? Enfim, ao ler esta história fiquei a pensar que é muito injusto que os mais corruptos, aqueles que despojam os outros da sua dignidade, sejam precisamente aqueles que têm uma vida mais confortável e livre de grandes preocupações e que ainda têm o desplante de ditar regras sobre a vida dos demais (qualquer semelhança com a atualidade não é pura coincidência).  

Sem comentários:

Enviar um comentário