quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Noite Negra

Sinopse
"Ricardo Magalhães, um jovem minhoto pacato de 18 anos, cumpre um objetivo comum a muitos jovens da sua idade: ingressar no Ensino Superior. Porém, aquela que seria apenas uma nova etapa da sua vida, transforma-se, para ele, na descoberta de um mundo completamente novo e por vezes estranho, que o impele a questionar-se acerca das questões mais fundamentais da vida humana, ao mesmo tempo que o inspira a lidar com o processo de construção da identidade, descoberta do amor e usufruto da liberdade. (...)"

Impressões
Depois de imenso tempo à espera, lá recebi este livro. Estava esgotado no editor, o que são boas notícias, suponho eu. Não tendo estudado em Coimbra, mas sim em Lisboa, e não sendo dada a estas coisas das tradições académicas, fiquei bastante curiosa acerca das origens destas mesmas tradições (fui espicaçada pela leitura). Durante o livro somos guiados pelas ruas, monumentos e história da linda cidade de Coimbra. E somos também guiados pelo estilo de vida (destruidor de fígados, eheheh) dos estudantes. Com tantas festas e álcool, até me admira que alguém consiga terminar o curso (no livro aparecem referências a alguns estudantes trintões... aliás, também havia muitos destes pela minha Faculdade). Achei bastante interessante a abordagem ao assunto da tão polémica "praxe". É uma pena que a maioria daqueles que fazem a "praxe" não entendam o objetivo da mesma e pretendam apenas humilhar os caloiros... às vezes, as coisas correm mesmo muito mal, como toda a gente sabe. Neste livro, há também lugar para o mistério ao estilo dos melhores policiais (tenho pena que este aspeto não tenha sido mais explorado já que o ambiente era mesmo propício a isso). Adorei o epílogo mas acho que não entendi muito bem o que aconteceu. À conta disto, já reli algumas partes do livro e já formulei várias hipóteses. Que maldade para o leitor (é destes finais que gosto... mas só nos livros)!

Sem comentários:

Enviar um comentário