quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Formação

Na semana passada estive a fazer uma ação de formação que me soube pela vida, como se costuma dizer (depois falo um bocadinho do tema abordado). Foi tão bom, mas mesmo tão bom, estar num ambiente propício ao trabalho e em que as pessoas querem aprender. Tão diferente do meu trabalho, cada vez mais sufocante e insuportável. E nem venham com a treta do costume de que "se gostas do que fazes, aguentas tudo"... até pagava (não muito porque não sou rica) para ver algumas pessoas fazerem o que faço com a qualidade que faço, tendo em conta o contexto de trabalho. Mas adiante, chega de falar de coisas deprimentes. Estes dois dias de formação (re)lembraram-me o meu gosto por aprender e o quanto gosto de fazer trabalho de pesquisa. E depois, dou por mim a pensar que o dia-a-dia não nos deixa espaço para evoluirmos. Nos últimos anos, tenho feito formação (todos os anos) em horário pós-laboral e, caramba, é duro! É preciso uma enorme disciplina para continuar e tudo isto apenas por gosto (não há qualquer tipo de "cenoura" a motivar-me). Mesmo assim, seria muito bom que toda a gente tivesse a oportunidade e também a vontade de aprender. É caso para dizer que sairíamos todos a ganhar!

1 comentário:

  1. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

    ResponderEliminar