quinta-feira, 24 de maio de 2012

A fada do lar (The undomestic godess)

"Uma belíssima comédia romântica"

Autora: Sophie Kinsella
Editora: Publicações Dom Quixote
Ano: 2009

Sinopse:

"Chamo-me Samantha. Tenho vinte e nove anos. Nunca na vida usei o forno para fazer pão. Não sei coser um botão. Sei é reestruturar contratos de financiamento de empresas e salvar os trinta milhões e libras do meu cliente. 
Samantha é uma advogada bem sucedida em londres. Trabalha o dia todo, não tem vida doméstica, e só se se preocupa em encontrar um companheiro. Habitualmente tem êxito sobre pressão e adrenalina. Até que um dia...comete um erro. E o erro é tão grave que acaba por destruir a sua carreira.
 Fica tão transtornada que ao sair do escritório, apanha o primeiro comboio que vê e, quando se apercebe, não sabe onde está. Ao pedir indicações numa grande e bonita casa é confundida com alguém que tinha sido entrevistada para o cargo de governanta e, sem mais nem menos, é-lhe oferecido o emprego. Não faziam ideia que estavam a contratar uma advogada licenciada em cambridge com um QI de 158, muito menos que Samantha não faz sequer ideia como funciona o forno. 
E o desastre acontece. O caos instala-se quando Samantha luta com a máquina de lavar... com a tábua de passar a ferro... e tenta cozinhar cordon-bleu para o jantar... Mas talvez não seja tão pouco prendada como imaginava. Será que, talvez, com alguma ajuda, consiga fingir? Será que os seus patrões alguma vez irão descobrir que a governanta é, na verdade, uma advogada de sucesso? Será que a antiga vida de Samantha voltará para a surpreender? E se o fizer....será que ela a quererá de volta? 
Esta é a história de uma rapariga que precisa de abrandar. Para pensar. Para se encontrar. Para se apaixonar. E para descobrir para que serve um ferro de engomar...."

Impressões:
Este livro é ideal para quem precisa de se alienar do quotidiano. A gargalhada é garantida. As situações em que a nossa heroína se vê envolvida são verdadeiramente hilariantes. Mostra também como as pessoas estão sufocadas com as obrigações do dia a dia, principalmente do trabalho. Fala-nos de  como as coisas poderiam ser diferentes, se tivessem sido feitas outras escolhas. 
Quem diria que ser "fada-do-lar" seria uma profissão tão fascinante? É o tipo de livro que queremos ler enquanto aguardamos a nossa vez no consultório do dentista...e depois também!

3 comentários: