quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ilusão Perfeita (Picture Perfect)

Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização
Ano: 2011

Sinopse
"Uma mulher acorda num cemitério ferida e a sangrar, completamente amnésica. Não sabe quem é nem o que faz ali.
É socorrida por um polícia que acabara de chegar a Los Angeles. Alguns dias mais tarde, é apanhada de surpresa ao ser finalmente identificada pelo marido, nada mais nada menos do que Alex Rivers, o famoso actor de Hollywood.
Cassie fica deslumbrada pelo conto de fadas que está a viver. Mas nem tudo parece correcto e algo obscuro e perturbador se esconde por detrás daquela fachada de glamour. E é só quando a sua memória começa gradualmente a regressar que a sua vida "perfeita" se desmorona e Cassie enfrenta a necessidade de fazer escolhas que nunca sonhou ter de fazer."

Impressões
A história está bem estruturada e a narrativa faz-nos refletir sobre as situações apresentadas. No entanto, não consegui simpatizar com nenhuma das personagens, a não ser com os índios da 
Reserva. Gostei do contraste estabelecido entre o modo de vida faustoso e excessivo das celebridades e a pobreza imerecida dos habitantes da Reserva. Sempre chamou a atenção para esta "ferida social". Foi pena o assunto não ter sido mais explorado. 
A dada altura, embora sabendo que é mesmo assim (vi imensos documentários sobre mulheres vítimas de maus tratos) fiquei saturada da passividade da vítima e da forma como estava sempre a desculpabilizar o seu agressor... mesmo no final, depois de ter sido novamente brutalizada e de o filho ter assistido, ainda acha que é ela a culpada! De qualquer das formas, acho que é um bom livro... mas não para as férias!
  

Sem comentários:

Enviar um comentário