terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ema (Emma)

Autora: Jane Austen

Sinopse
"Ema é uma herdeira rica, inteligente e bela. Optimista, consciente da sua superioridade, segura de si mesma, fiel respeitadora das "conveniências" - enfim, o tipo acabado da "verdadeira senhora" -, passa o tempo a combinar casamentos "convenientes" entre amigos e protegidos.
Um dia, sem arranjos prévios, ela própria é pedida em casamento por Mr. Knightley. Ema não assume um compromisso, mas não o desencoraja, debatendo-se com um drama interior: o pretendente é amado por uma das suas melhores amigas, a qual Ema deseja ver feliz e "convenientemente" casada. No íntimo, porém, tem um sentimento de aversão ao casamento de Harriet com Knightley e não pelas questões de conveniência que tanto respeita: é que ela própria ama Knightley.
Ema cede finalmente a um amor que tem razões mais fortes do que a própria razão."

Impressões
Jane Austen é uma das minhas escritoras favoritas de todos os tempos. As suas personagens são, quase sempre, mulheres de forte personalidade que, de uma forma ou de outra, se destacam na sociedade da época. 
Este livro foi publicado, pela primeira vez, em 1815! Por isso, é bastante interessante ver como é que Jane Austen faz uso de "armas" como a ironia e o humor para, no fundo, criticar a sociedade inglesa e expor a sua hipocrisia. 
"Ema" é um romance delicioso, daqueles que apetece ler vezes sem conta e que nos fazem sentir em paz. A protagonista, Ema, não é mais (a meu ver) do que uma jovem ligeiramente (bem, talvez muito) snob e muito, muito entediada, que se diverte a emparelhar pessoas. No entanto, revela-se muito perspicaz na avaliação de caráter que faz das outras pessoa. O seu pretendente, Mr. Knightley, é paciente, sensato e sempre adorável no trato com os outros... é mesmo perfeito (só mesmo num romance de Jane Austen)! Recomendo!!!!!!!

1 comentário: