quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Castelo de Vidro (The Glass Castle)

Autora: Jeannette Walls

Sinopse
"Durante duas décadas, Jeannette Walls, uma conhecida jornalista nova-iorquina, bonita, brilhante e bem sucedida, escondera as suas raízes. Crescera com pais cujos ideais e inconformismo foram ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição para eles e para os filhos. No princípio viviam como nómadas, mudando de uma cidade para a outra, habitando velhos armazéns abandonados ou acampando nas montanhas. 
Rex, um homem brilhante e carismático, despertava a imaginação dos filhos ensinando-lhes física, geologia e, acima de tudo, a encarar a vida sem medos, enquanto fazia elaborados planos para construir um "castelo de vidro" onde todos viveriam felizes. Isto quando estava sóbrio, o que nem sempre acontecia. A mãe, que pintava e escrevia, não suportava a rotina diária e intitulava-se a si própria "viciada em excitação". Cozinhar uma refeição que seria consumida num quarto de hora estava fora de questão quando podia pintar um quadro que duraria para sempre. Jeannette, as duas irmãs e o irmão tinham de sobreviver sozinhos, tentando arranjar comida, limpando a casa e encorajando os pais a trabalhar enquanto se amparavam mutuamente e procuravam dar alguma normalidade à vida errática a que eram forçados."

Impressões
Esta história é avassaladora! É dolorosamente real! No entanto, é contada sem dramatismo e sem autocomiseração. Fala de miséria e de desespero, mas também fala de coragem e de perseverança ... e de escolhas! A escolha de viver como sem-abrigo e a escolha de não se deixar vencer por uma infância e adolescência difíceis (não era esta a palavra que procurava, mas enfim...). É claro que tem "cenas" comoventes, como aquela em que o pai lhe oferece uma estrela do céu por não ter dinheiro para lhe comprar um presente. Mas estes momentos compensarão todos os anos de negligência a que a autora e os irmãos foram sujeitos? A verdade, é que os pais eram felizes vivendo como viviam e gostavam muito dos filhos... 
Recomendo!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário