segunda-feira, 27 de maio de 2013

Guerra dos Tronos (Game of Thrones)


Sinopse

"Quando Eddard Stark, lorde de Winterfell, recebe a visita do rei Robert está longe de adivinhar que a sua vida e a da sua família vai entrar numa espiral de conspiração e morte. Durante  a estadia, o rei convida-o a mudar-se para a corte e a assumir a posição de Mão do Rei (...) Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar."

Impressões

Vi as maratonas da série na TV e fiquei "agarrada". Então li o primeiro livro da saga. As personagens são muitas e fortes. Como em qualquer livro e/ou série, afeiçoamo-nos a esta ou aquela personagem, a diferença é que sabemos à partida, por outros fãs, que finais felizes é coisa que o autor não conhece. Sente-se logo isso no primeiro livro, onde se começa a esboçar o carácter de cada personagem e se vai tecendo a trama ao longo dos capítulos. Por vezes, queremos ler mais da nossa personagem preferida, mas temos de aguardar diversos capítulos para a encontrar novamente (cada capítulo tem o nome de uma personagem). É uma saga passada numa época bastante dura em que a justiça é feita à base de espada e de faca e por mão própria, sendo cada um o carrasco e  juíz, característica própria da época medieval, onde o mais pequeno deslize vai originar uma "vendetta" que pode perpetuar por gerações, originando ódios e intrigas sem fim. No entanto, ao contrário do papel decorativo ao qual as personagens femininas estão destinadas neste tipo de história, temos a surpresa e o deleite de assistir a personagens femininas fortes, que apesar dos tempos duros, lutam para sobreviver num mundo de homens. Sim, sobrevivência é o que caracteriza esta saga, onde as intrigas, traições, ambição e mortes abundam. Vilões e bonzinhos não são fáceis de identificar, apesar de neste primeiro livro, a personagem boazinha ser claramente o Eddard Stark e os maus da fita a família Lannister. Será que este status se vai manter? As minhas personagens favoritas são a pequena Aryn Stark e a loura platinada Daenerys , Filha da Tormenta. E a tua?

2 comentários:

  1. Tenho esse livro para começar a ler nas férias!! ;D

    Mal posso esperar!! Ouvem-se críticas muito positivas! :D

    ResponderEliminar
  2. É muito bom! O problema é que faz parte de uma coleção de muuuuitos livros, ehehehe...
    Bjs e boas leituras!

    Tenho acompanhado a série na tv e, devo dizer, que o autor é sádico...mas os fãs da série dizem que é isso que a torna tão boa... a ver vamos.

    ResponderEliminar