terça-feira, 25 de agosto de 2015

Férias na Noruega (parte 3): Flam

De novo a caminho, apanhámos o comboio para Flam. Bem, na verdade, dois comboios eheheh, um de Bergen até Myrdal e depois o comboio turístico de Myrdal até Flam. Este último é um modelo antigo (como aquele que fazia a ligação Vila real- Chaves), completamente turístico.
Durante toda a viagem, a paisagem é fabulosa! Mas a segunda parte é qualquer coisa tirada de um conto de fadas.
O comboio faz uma paragem de dez minutos, para fotos, numa das cascatas mais impressionantes que já vi. É claro, assim que o comboio parou, os turistas pareciam gafanhotos a saltarem para a plataforma, para a foto da praxe.
Flam é simplesmente encantadora, eu nem acreditava que estava num sítio de tamanha beleza natural. 


Por mais que olhe para as fotos, sinto que não fazem justiça a tanta beleza. É claro que é um sítio turístico, mas é tudo muito harmonioso.
O hotel era um mimo, simples mas perfeitamente integrado na paisagem.

Outras construções locais.


Vi algumas destas, espalhadas por vários pontos.
Um cruzeiro de quatro horas nos fiordes, permitiu-nos ver outras paisagens. O plano era fazer o cruzeiro a partir de Flam (duas horas) e depois apanhar o autocarro em Gutevagen para regressar a Flam (vinte minutos). Mas, um incêndio num túnel tornou isso impossível, daí as quatro horas a navegar. Valeu a pena! Lindo demais!




A partir dos trilhos de caminhada, devidamente assinalados, é possível ter outra panorâmica do fiorde e, ao mesmo tempo, fazer exercício físico ehehehheh.

Durante a caminhada é possível encontrar várias esculturas. Achei uma forma interessante de promover o trabalho dos artistas locais.
Em determinados pontos, vemos estes amontoados de pedras. Parece que são ali deixados pelas pessoas para trazer sorte.
Adorei Flam!

1 comentário: